10. As lutas pelos direitos queer em África: Examinar o papel do direito e da política na formação dos discursos LGBTQ+ em África
Autor/a
Ico Mendes Marques
Correo electrónico
Correo electrónico oculto; Se requiere Javascript.
Título de la comunicación
Redes de Cooperação Interorganizacional em Estados Frágeis: um estudo de caso da rede formada pela Casa dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau.
Abstrac
O presente trabalho de investigação trata-se do tema das redes de cooperação interorganizacional em contexto de estados frágeis, ou seja, numa área muito sensível social e politicamente, tal como os direitos humanos. As redes de cooperação interorganizacional oferecem uma janela muito vasto para as organizações nacionais e internacionais que ajuda na resolução dos problemas, paz e desenvolvimentos das sociedades. O objetivo principal desta investigação é analisar as redes de cooperação interorganizacional em entidade não lucrativas privadas, num estado frágil como o contexto da Guiné-Bissau, tomando como o caso de estudo a Casa dos direitos e seus consórcios.
Portanto as organizações não lucrativas, tem estado a enfrentar as grandes dificuldades no contexto num de estado frágeis na implementação dos seus projetos. Para alcáçar este objetivo foi adotado uma abordagem qualitativa e dentro desta, o método de estudo de caso como fontes de coletas de dados, foi utilizado a pesquisa bibliográficas, consultas documentos, relatórios nacionais internacionais. Bem como foi realizadas as entrevistas semiestruturadas, com os parceiros das redes da casa dos direitos na Guiné-Bissau e em Portugal. A pesquisa apresenta algumas limitações destacado pelos autores, em que é necessária investigação nos fatores preponderante que dificulta as redes de cooperação interorganizacional num contexto de um estado frágeis. Como indicação futuras sugere-se, mais estudo sobre as redes de cooperação interorganizacional num contexto de um estado frágeis que permite uma evolução em diversas correntes sobre o tema, que apresenta um vasto campo que pode ser explorado pela academia.