A interpelação do neopentecostalismo nos sujeitos brasileiros e nigerianos

Marlene Mendes Silva
Marlúcia Mendes da Rocha

A pesquisa pretende comparar o romance O mundo se despedaça, de Chinua Achebe (2009) e Essa gente (2019), capítulos 13 de dezembro de 2016, 23 de fevereiro de 2019 e 12 de maio de 2019, de Francisco Buarque de Holanda para analisar como a ideologia do colonizador português seduz e desorienta para construir e reconstruir novo paradigma de religião monoteísta e, assim, romper com o universo da ancestralidade das religiões de matrizes africanas tanto no Brasil atual como em dois anos antes da independência da Nigéria (África). Ressalta-se que marcas do ponto de vista ideológico e comunicativo da sociedade brasileira e nigeriana serão entendidas, enquanto elementos engendradores de concepções estéticas e singulares do sistema sígnico de comunicação que se reporta à memória cultural dos países. Serão usados como aporte teórico metodológico: Análise de Discurso a partir de Pêcheux e Orlandi, visando a compreender o jogo político, ideológico, histórico e social que se inscrevem nas formações discursiva e a Semiótica da Cultura, Yuri Lotman, por considerar que todo tipo de linguagem está envolto em contextos específicos de uma dada cultura, de acordo com o processo de semiose que transforma tudo em texto, resultando nos sentidos que circulam e interagem na produção literária dos autores em questão. É preciso pontuar que o estudo constituir-se-á em uma tentativa de apreender o interdiscurso presente nas configurações dos discursos e em suas relações. interpelação se configura ideologicamente pela inscrição de uma formação discursiva em que se produz o sujeito de direito na sociedade. Recorrendo à semiótica da cultura, pretende-se desvendar a cosmogonia brasileiro-nigeriana para entender as possíveis influências nos fatores socioculturais, adquiridas por meio da literatura que se tornam os mais representativos focos de resistência à imposição e à dominação política, econômica e social vigente.